Cozinhar pode ser uma alegria! Pequenas recitas passo a passo de culinária internacional que podem ser preparadas todos os dias sem estresse. Todas as receitas aqui apresentadas são realizadas pessoalmente e respeitam os conceitos "Slow Food". Cucinare può essere una gioia! Piccole ricette di cucina internazionale che si possono preparare tutti i giorni senza stress. Tutte le ricette presentate sono state realizzate personalmente e rispettano i concetti "Slow Food".
Pesquise a receita que gostaria ver:
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Polpettone all'italiana - Meatloaf - Cozido
O polpetone é um prato tipico da tradição italiana, mas ao contrario de quanto é normalmente feito no Brasil onde é preparado no forno, lá ele vem cozido em um caldo de carne.
É o tipico prato que ajudava as donas de casa a "reciclar" as carnes nobres que tinham sobrado do dia anterior.
Por ser cozido, ele fica com uma textura mais fofa e leve, podendo ser recheado com verduras e queijos a vontade.
Assim como quase todos os pratos populares, o polpetone não tem receita definida, podendo levar qualquer tipo de carne e recheio, como verdadeiro recurso da cozinheira para reutilizar as sobras.
A receita que indico a seguir é a tradicional usada na minha família.
Ingredientes:
500 gr carne moida de porco ou boi
75 gr mortadela moida
150 gr parmesão ralado
50 g presunto cru ou cozido cortado em cubinhos
A vontade: cenouras cozidas, batadas cozidas, ervilhar cozidas, tudo cortado em cubinhos
3 ovos
Sal
Pimenta do reino
Noz moscada
2 litros de caldo de carne
1 ovo cozido
2 cenouras cozidas durinhas em cubinhos
200 gr. de espinafre cozido e secado
Preparação:
Botar a carne moida, a mortadela, o parmesão, o presunto, os ovos, o sal, a noz moscada e a pimenta do reino numa tigela grande e mexer com as mãos cuidando de misturar muito bem os ingredientes.
Molhar um pano de prato, melhor se branco, acomodar no meio dele o composto do polpetone aberto, recheiar com os pedazinhos de ovo cozido, das cenouras e os espinafres bem escorridos.
Fechar bem o polpettone sobre o recheio obtendo um rolo. Enrolar o pano di prato com o polpetone dentro dando a forma de um salame. Fechar o pano com uma cordinha a cada lado e no meio da forma.
Esquentar o caldo numa panela capaz de conter também o polpetone, que deverá resultar coberto inteiramente pelo caldo.
Fechar a tampa e deixar cozinhar, fervendo levemente, para uma hora e meia. É preciso vira-lo de vez em quando para permitir um cozimento mais uniforme.
Quando terminado o cozimento, tirar o "pacote" do caldo, abrir o pano e deixar resfriar o polpetone. Quando frio, corta-lo em fatias da espessura de um dedo.
Você verá de cara que a massa do polpetone preparado assim será muito mais arejada e leve respeito ao polpetone feito no forno, que deriva da tipica receita norte americana chamada de "meatloaf".
É uma preparação que pode durar uma semana inteira na geladeira e pode até ser conservado congelado.
Antes de servi-lo, as fatias podem ser esquentadas numa panela cobertas com o caldo de cozimento ou nos meses mais quentes pode ser comido frio.
O polpetone se acompanha muito bem a puré de batata, puré de abobora e verduras cozidas como espinafre, batatas, cebolas, cenouras etc.
Tipicamente, ele vem servido com alguns molhos que podem partir da clássica maionese até a molhos mais complicados a base de pimentão, molhos verdes ou salsa aioli e, para quem gosta, (tipicamente as crianças) molho ketchup.
Buon appetito!
Marcadores:
avanzi,
leve,
light,
meat loaf,
meatloaf,
polpetone,
polpetone cozido,
polpettone,
polpettone bollito,
polpettone cozido,
sobras